Monday, November 15, 2010

Como escrever e abreviar

Em revisão feita por Felisberto de Almeida (Revista PAB/Embrapa), foram apontadas as regras de abreviatura que se aplicam a essa expressão.

Quando necessário, deve-se terminar a abreviatura com consoante e não com vogal. Se a palavra for cortada num grupo de consoantes, estas não devem ser cortadas: Eng. (e não En.), Agr. (e não Ag.).

Palavras ligadas por hífen conservam o hífen na abreviatura: Engenheiro-Agrônomo tem hífen, a abreviatura deve ter hífen também: Eng.-Agr.

A abreviatura de Engenheiro-Agrônomo é, portanto, Eng.-Agr. Não se acrescenta o nem em tipo normal nem em tipo menor (Engo. ou Engo). Acrescenta-se, porém, a quando se indica o feminino. Assim, a abreviatura de Engenheira-Agrônoma é Enga.-Agra. Corroborando esta regra há um exemplo muito usado: Dr. (Doutor) e Dra. (Doutora).

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa dá as seguintes abreviaturas de Doutora: Dra. (sem tipo menor), Dr.a (ponto depois do r e antes do a pequeno), D.ra (ponto depois do D e ra em tipos menores). Para quem elimina os tipos menores só uma abreviatura é possível: Dra. Recomendam essa eliminação: Napoleão Mendes de Almeida (Dicionário de Questões Vernáculas), Adalberto J. Kaspary (O Português das Comunicações Administrativas) e Odacir Beltrão (Correspondência)

Uma observação: palavras ligadas por hífen ou se abreviam as duas palavras ou não se abrevia nenhum. Seria, portanto, errado abreviar da seguinte maneira: Eng.-Agrônomo.

Portanto, a forma correta de escrever ou de abreviar é: Engenheiro-Agrônomo, Eng.-Agr., Engenheira-Agrônoma, Enga.-Agra.

Obs. No meio do texto, quando é um relato do profissional sem implicar forma de tratamento deve-se usar a grafia em letra minúscula, por exemplo: O engenheiro-agrônomo João...


Texto retirado e adaptado de AEAPF - Associação dos Engenheiros Agrônomos de Passo Fundo.
Todos os direitos reservados aos seus autores.

1 comment:

Dinolite said...

Prezados, boa tarde!

Conheçam a uma super novidade para a Agronomia:

http://dinolitebrasil.blogspot.com/2012/02/troque-sua-lupa-por-uma-solucao-moderna.html

Obrigada, abraços!